O Projeto “Gente que Faz e o Rotary - Mais Qualidade de Vida à comunidade Guaturinho”, tem como objetivos:
- Promover a educação ambiental e contato com a natureza, de maneira prática.
- Capacitar a comunidade do Guaturinho, para o cuidado do meio ambiente preservando as margens do córrego, reflorestando a área ao redor da horta comunitária.
- Otimização dos espaços públicos, em benefício da comunidade
- Promover a melhoria alimentar
- Favorecer novos conhecimentos para uma alimentação saudável, com produtos sem agrotóxicos, desta forma prevenindo doenças.
- Fortalecer o convívio social
- Promover conhecimento para a diminuição do lixo orgânico, com a construção de uma usina de compostagem, para adubo dos canteiros
-Recuperação ambiental do espaço de aproximadamente 400m², no bairro do Guaturinho que necessita de plantio de árvores e preservação do leito de um córrego, que contará com a parceria: da prefeitura através de doação de mudas do viveiro da cidade; do Rotary Club de Cajamar; da Associação da Família Rotária de Cajamar e da comunidade, que juntos estarão trabalhando para a revitalização desta área. Assim, devolvendo à comunidade como uma área de lazer, e de uma melhoria do meio ambiente.
-Ao lado, em uma área de aproximadamente 580m², foi cedida pela prefeitura para a Associação Guaturinho, para desenvolvimento deste projeto, e serão organizados, em 7 quadras de 6 canteiros de 2x1; 42 canteiros no total, para a formação de horta comunitária, área já cercada com alambrado por esta Associação.
-Também propõe o projeto uma pequena usina de compostagem de 2x1,50m por 1,50m de altura, para que produza adubo orgânico, que ajudará no crescimento das verduras desta horta. Aqui também a população terá papel importante para manutenção e conscientização da importância da redução do lixo orgânico para os aterros e lixões da região.
Portanto, estamos propondo com o referido projeto, que a população adquira:
- Conhecimento para a preservação do meio ambiente, com a atenção ao córrego e reflorestamento da área, anexa à horta
- Melhoria da alimentação com a oferta de alimentos mais frescos e saudáveis,
- Alimentos que serão distribuídos para a população carente cadastrada,
- Aprendizado - esta população será capacitada/ motivada para a prática da jardinagem ajudando na manutenção dos canteiros, e poderão multiplicar esta prática em suas casas ou em seu bairro.
- Conhecimento da importância da diminuição do lixo orgânico, contribuindo para otimização dos aterros e lixões – compostagem.
O projeto visa chamar a atenção para a importância do cuidado com o meio ambiente recuperando as margens do córrego, reflorestando área para volta da vida animal no espaço, além do desenvolvimento comunitário com a participação da comunidade no planejamento de ações que trarão uma melhoria na qualidade de vida, principalmente para a população carente da região.
O projeto tem como objetivo também capacitar a Associação de moradores na autogestão e gerenciamento do processo de desenvolvimento da referida horta, produzindo alimentos de qualidade.
Estes alimentos serão plantados e cuidados por voluntários da Associação Guaturinho, que estará, no cuidado permanente deste espaço, e planejando a distribuição que ocorrerá 1 vez por semana, à população de vulnerabilidade anteriormente cadastrada, consistindo de uma cesta com os produtos disponíveis naquele período. Nos outros 4 dias da semana, estes voluntários comercializarão os produtos para a população do entorno da Horta, a um preço bem acessível com o propósito de repor as mudas, os materiais que sofrerem desgaste; dando sustentabilidade ao projeto.
Inicialmente estas mudas serão disponibilizadas pela prefeitura, parceiros da Associação e por casas de ração e produtos agrícolas da região, todos já se prontificaram a apoiar o projeto, pois perceberam a importância desta horta comunitária, principalmente para a população mais vulnerável.
O Projeto será instalado no receptivo Bairro do Guaturinho, o Projeto “Gente que faz”, em terreno cedido pela prefeitura e conseguiu as licenças necessárias junto a Administração Pública Municipal. A Associação iniciou a obra de infraestrutura para o plantio da Horta Comunitária, cercando com tela para proteção de animais e assim proteger os canteiros.
O projeto será desenvolvido por aproximadamente 300 voluntários que são incansáveis e têm como meta a ajuda social perene e constante para proporcionar a melhoria da vida dos mais vulneráveis socialmente do bairro do Guaturinho e regiões próximas.
.
A compostagem que fará parte do projeto de Subsídio Distrital proposto, funcionaria como uma reciclagem dos resíduos orgânicos; transformando “restos” orgânicos em adubo, por ação de micro-organismos. Que com a conscientização da comunidade, poderão também diminuir o volume do lixo doméstico produzido diariamente, conscientizando para uma diminuição de volume nos lixões e aterros sanitários, este objetivo secundário com atenção a proteção do meio ambiente.
ONG GENTE QUE FAZ
Os maiores beneficiados serão as comunidades em situação de vulnerabilidade da região do Guaturinho, na região de Cajamar, com uma melhora da alimentação, fazendo com que possam ter uma qualidade de vida melhorada, com produtos frescos retirados da horta do projeto.
O número da população beneficiada diretamente seriam 100 famílias, aproximadamente 400 pessoas por mês, fora aquelas que poderiam se beneficiar também, através dos benefícios do meio ambiente em torno da área da horta – melhoria do córrego com ações de preservação, recuperação da área verde no entorno o que contribuiria para uma melhor qualidade de vida para esta comunidade.
A comunidade em torno do projeto também será beneficiada, já que poderão comprar produtos frescos a um preço bem acessível. Valor este da comercialização dos produtos dará a sustentabilidade ao projeto com a manutenção dos berços (canteiros), com a compra de novas mudas e ferramentas que foram desgastadas.
Como mencionado a Associação Guaturinho, atuará junto à comunidade, e ajudará na manutenção do projeto, para que este seja contínuo, sendo possível criar outras estratégias para que a inclusão social seja realmente eficaz.
Se beneficiarão também com momentos de capacitação das famílias desta comunidade, para o plantio, irrigação, importância do reflorestamento do local, importância da recuperação do córrego para o meio ambiente e também importância da manutenção da composteira.
Não podemos esquecer do “ensinar a pescar”, poderão com este ciclo de capacitações também desenvolver as suas próprias hortas, com este aprendizado adquirido.
ONG GENTE QUE FAZ
25-02-2024
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios